1 MÊS ITÁLIA, VATICANO E SAN MARINO

ItaliaDepois de pouco mais de um mês as voltas pela Itália, passando pelo Vaticano e San Marino, já percebo umas coisinhas sobre como as coisas funcionam por lá.

Para quem conduz em Itália há algumas regras a apontar, um duplo continuo, continuo ou uma raia na estrada significa que é um espaço livre para ultrapassar, a velocidade máxima só se aplica quando há um radar devidamente identificado com bastante antecedência, se pararem numa passadeira para deixar alguém passar os outros condutores não vão gostar e vão reclamar disso.

Italia

Para os peões se quiserem passar a passadeira e não houver um sinal, a única forma é atravessar e rezar para que os carros parem, parar em frente à passadeira não é indicativo suficiente de que queremos passar. Ouvir rádio na Itália é a melhor forma de aprender a língua, de 10 em 10 minutos de conversa lá aparece uma música.

Há muitos jardins, e alguns lindíssimos, mas podiam aprender muito com os Franceses no que toca a fazer a manutenção dos mesmos, a maioria são um pouco desprezados, no caso de San Marino, os jardins estavam impecáveis.

Ao fim de um mês não percebi quantos tipos de polícia há nem as competências de cada um mas são muitos, não estou a contar com as policias locais de cada cidade incluindo os estados do Vaticano e San Marino nem com o exercito que está presente e visível em todos os pontos turísticos relevantes.

Por falar em pontos turísticos, vendedores de bugigangas africanos e indianos estão em todo o lado e são chatos que dói, para compensar os artistas de rua são normalmente bons, há também muitos sem abrigo e pedintes, especialmente a volta do Vaticano.

Vaticano

Parar uma caravana perto da praia fora de um camping é uma tarefa quase tão dura como no sul da França, mas é possível em alguns pontos, muita atenção aos sinais de estacionamento antes de pararem, e em Roma perto do Vaticano é muito complicado.

Os maluquinhos do futebol são iguais ou piores que os nossos e povoam os cafés com as guerras do costume.

A cerveja em Itália é na maioria Alemã isso é positivo, uma cerveja de pressão custar o mesmo que na Alemanha já não é tão agradável, especialmente quando se paga quase o mesmo pela cerveja que pelo prato principal na refeição.

Juro que este é o ultimo ponto negativo, quase ninguém fala uma segunda língua alem dos estrangeiros e emigrantes mesmo em zonas turísticas é difícil falar com a policia ou alguém de uma loja em inglês, estranhamente até com os mais jovens é complicado, e eu até entendo italiano apesar de não conseguir falar, não imagino como será para alguém que não entenda nada. Nestas alturas já dão jeito os tais indianos e africanos chatos, falem antes com eles, conhecem tudo e falam inglês.

 

OK, já chega de queixas, nem tudo é mau na Itália, todos os edifícios, ruínas e até cemitérios (gasta se muito em campas nesta terra, no vídeo podem ver o cemitério Monumentale de Milão, só para terem uma ideia) são autênticas obras de arte e valem a pena visitar. Há muita animação nas cidades ao longo de todo o ano, e qualquer terrina tem Wi-Fi gratuito no centro.

Sei que no verão também há festinhas ao bom estilo Português um pouco por todo o lado.

San MarinoPassei por San Marino, um micro estado no centro de Itália com um belo castelo para visitar e valeu muito a pena dar lá um salto.

Por falar em Ciclismo, antigas linhas de caminho de ferro junto à costa e no interior são sempre reaproveitadas como ciclovias, há algumas com dezenas de quilómetros com alcatrão, sinalizadas e com algumas estruturas de apoio. No Lago di Garda, fiz uma das melhores voltas de btt da minha vida partindo do topo do Monte Tremalzo a 1800m de altitude e a terminar no lago ao nível do mar é uma zona linda, e para quem faz férias para pedalar, vale bem a pena adicionar esta zona como ponto a visitar. Fiz este video só com as pedaladas que dei por Italia.

A comida a sério, fora dos centros turísticos é fantástica, queijos e enchidos, massas caseiras e pizzas no forno a lenha são uma perdição. E sinceramente até a montra do take away do supermercado tem bom aspeto em Itália.

O artigo já vai longo e muitos de vocês já não vão ler até ao fim, vou acabar por aqui dizendo que não se deixem levar pelos pontos negativos que referi, o pais é lindo e diversificado e é de visita obrigatória para qualquer turista. Venham a Itália, passem pelo Vaticano e San Marino. Fiquem com o video que fiz acerca desta região, espero que gostem.

Caso pretendam visitar estes países, ficam aqui alguns links úteis.
Itália – http://www.italia.it/
San Marino – https://www.sanmarinosite.com/
Vaticano – http://www.vatican.va/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *