1 SEMANA NA ESLOVÉNIA

EslovéniaDurante cerca de uma semana que estive na Eslovénia houve uma frase que me ficou na cabeça enquanto falava acerca do país com um amigo que conheci em Kocevje, traduzido a letra foi uma coisa do género “Algumas pessoas dizem que nós parecemos a Suíça, mas não percebo porquê.”

Eu percebi porquê desde o momento que passei a fronteira, especialmente tendo em conta que vim de Itália onde tudo é muito estranho e desorganizado até para mim que sou português, ora vejamos.

As estradas são no geral de boa qualidade, temos de conduzir com as luzes ligadas durante o dia, e os condutores no geral são cumpridores.

As pessoas, parecem ser mais calmas, muito ao estilo dos vizinhos Austríacos, os casais andam de mãos dadas na rua, é raro ouvir alguém a gritar ou a fazer alarido na rua, e em todo o lado há ecopontos que as pessoas efectivamente usam, muita gente na rua a praticar desporto ou a socializar, há quase mais ciclovias que estradas em todo o país, e aparentemente quase toda a gente fala ou entende Inglês que comparando com a Itália por exemplo é um grande bónus para qualquer turista.

EslovéniaA densidade populacional e bastante baixa, mesmo na capital Ljubljana que dá um sentimento de cidade pequena onde não falta nada, mas tudo muito pacifico, com muitos jardins grandes, muitos equipamentos de apoio e desportivos em bom estado o vandalismo existe mas claramente não impera por aqui.

Como disse é uma cidade pequena mas bastante agradável tem o “Castelo de Ljubljana” um espaço muito agradável e com uma bela vista para a cidade.

Os salários da Eslovénia são médios, ligeiramente acima dos praticados em Portugal, mas com um custo de vida mais baixo, habitação, comida e até combustível são bastante mais baratos. Basicamente um trabalho a tempo inteiro quase que garante uma vida relativamente tranquila e é possível viver sozinho só com um salário médio ou médio baixo.

Saindo da parte social e passando a Eslovénia em si, é lindo, com muito verde, muitas montanhas, neve abundante em alguns pontos, lagos, rios vida animal, aparentemente nas montanhas que rodeiam Kocevje há inclusive algumas famílias de ursos em liberdade.

EslovéniaO lago Bled é também uma das atrações principais da Eslovénia, um enorme lago com uma igreja numa pequena ilha no centro, rodeado de verde, com pequenas praias onde se pode pescar, caminhar ou simplesmente estar. Tem ainda uma zona de restaurantes, esplanadas e hotéis virados para o lago, o clube de remo, etc…

Enfim tudo o necessário para poder passar uns dias agradáveis em família.

Resumindo a Eslovénia é um dos poucos países até agora em que me conseguia imaginar a viver, e se não houver bandalheira política nos próximos anos tem todos os argumentos para alcançar a médio prazo o comboio dos seus vizinhos mais a norte da Áustria e Alemanha, e falando de viagens certamente não faltam motivos para uma visita e explorar um pouco este país que é muito mais que fazer Ski em Maribor, visitar o Lago Bled e caminhar pela capital Ljubljana, esses pontos são importantes e grandes atrações da Eslovénia mas há muito mais, aventurem-se que eu provavelmente também vou voltar para explorar mais a fundo esta nação que tanto me surpreendeu pela positiva.

Passem pela página oficial do “Turismo da Eslovénia” para vos ajudar a preparar a vossa viagem a este belo destino.

Fiquem com o vídeo que fiz, tinha poucas imagens e fiz poucas paragens, mas podem dar uma espreitadela ao vídeo que fiz só acerca do MTB Trail Center em Kocevje para perceberem do que falo quando me refiro a montanhas e natureza na Eslovénia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *