A Bósnia e Herzegovina é um pequeno pais nos Balcãs, e foi um dos mais afectados pela guerra resultante do desmembramento da antiga Jugoslávia nos anos 90, no geral é um pais pobre e muitas marcas da guerra estão ainda por reparar, vou aproveitar este artigo, para enunciar algumas razões para dar um salto a este belo pais que talvez por não pertencer à União Europeia nem ao espaço Schengen fica normalmente fora dos roteiros turísticos.
- Para começar a moeda nacional da Bósnia o Marco Bósnio tem um valor muito fácil de decorar 2 Marcos = 1€, poupa muitas contas de cabeça, o euro também é aceite em locais turísticos.
- Apesar de algumas marcas da guerra nos anos 90 e de o país ser bastante pobre as principais estruturas estão reconstruídas ou feitas de novo em edifícios recentes e modernos, dá um contraste agradável entre antigo e moderno.
- Apesar de não ser oficialmente um País muçulmano tem uma grande percentagem talvez a maioria da população desta religião, nestes tempos de tanta tensão cultural e religiosa é bom ver um país onde podemos num mesmo bairro ver uma Mesquita, uma igreja Católica, uma Igreja Ortodoxa e uma Sinagoga, em mesmo assim toda a gente vive em harmonia no meio de tanta diversidade.
- A generalidade das coisas na Bósnia são bastante baratas para a maioria dos turistas, combustível, alojamento e comida estão
bastante abaixo da média europeia. - As pessoas pelo que me apercebi são modestas, acolhedoras e afáveis. O inglês é amplamente falado.
- É um país bastante montanhoso, um paraíso para os amantes da natureza com muita vegetação e fauna onde se podem encontrar inúmeras quedas de água e rios de água limpa e transparente.
- Os pratos tradicionais e toda a comida no geral é deliciosa e é um país que devido à sua diversidade cultural também é famoso pela qualidade da sua comida.
- O pais apesar de muitos sinais da sua pobreza é no geral seguro e os turistas são respeitados, não havendo registo de incidentes graves envolvendo turistas.
- Podem ir até Mostar e ver tipos de sunga a saltar da ponte mais velha da Europa (apesar de reconstruída recentemente após a guerra), 26 metros até à água (5 metros de profundidade)
Apenas escrevi 9 razões para visitarem esta fantástica nação, certamente se o fizerem vão encontrar muitas mais.
Antes de saírem e casa em direcção a Bósnia e Herzegovina convém dar um salto ao site oficial do “Turismo da Bósnia e Herzegovina” para vos ajudar a preparar o roteiro, não se sigam por mim que sou só um teso a viajar numa carrinha tentando gastar o mínimo possível, neste caso até foi um luxo para mim e acabei por comer fora várias vezes na Bósnia.
Se ainda não vos convenci a visitar a Bósnia fiquem com o habitual vídeo para terem uma ideia do que estou a falar.