2 SEMANAS NA BULGÁRIA

Bulgária Não tinha grandes expectativas acerca da Bulgária, sabia que estava no meu roteiro, mas era apenas um ponto de passagem para a Grécia e de regresso a saída da Turquia, mas uma das grandes vantagens de viajar com tempo livre e sem pressões é que mesmo nos pontos de passagem acabo por parar e andar um pouco à descoberta da região.

Não fiz muitas paragens na Bulgária, na primeira passagem entre a Servia e a Grécia, apenas fiz uma paragem, em Sofia capital do país.

É uma capital, tem a vida de uma capital, mas não é muito grande e facilmente se explora num dia ou dois, tem alguns monumentos imponentes para ver, a avenida central recheada de cafés e restaurantes com vista para as montanhas é também um símbolo da cidade. É também um importante centro económico aparentemente com muitos trabalhadores estrangeiros e locais da área das novas tecnologias, especialmente programadores pelo que me apercebi.

Bulgária

Cerca de um mês depois voltei à Bulgária, desta vez em pleno Agosto e percorri toda a costa do Mar Negro em direção à Roménia também fiz poucas paragens mas deu para perceber porque existiram (e existem) tantas guerras por um bocadinho deste mar.

Belas praias agua com uma temperatura agradável, e uns preços apetecíveis para a maioria dos turistas da Europa central fazem desta costa da Bulgária um destino turístico de eleição, especialmente concentrado em Sunny Beach, fui atraído pelo nome, nunca tinha ouvido falar do local, é uma típica cidade de praia, hotéis, um longo areal, todo o tipo de diversão e lazer como parque aquático, carroceis, restaurantes, casinos e uma zona de bares e discotecas que não dorme.

Não costumo fazer isto mas desde que sai de Portugal que não fazia uma noitada e os preços e vida desta cidade convidavam a isso, portanto acabei por comprar a entrada para uma das duas maiores discotecas que por 7.5€ me dava entrada na noite de sábado com direito a duas bebidas e entrada incluída numa festa de barco no Domingo ao fim do dia com isto tudo cheguei à conclusão que até na Bulgária estou velho para essa vida.

BulgáriaSaindo de Sunny Beach parei em Balchik, uma cidade histórica já próxima da fronteira da Bulgária com a Roménia com uma boa praia e um belo passeio a beira mar, muito frequentada por turistas alemães, polacos e romenos, um ambiente mais calmo e familiar comparando com a loucura de Sunny Beach, e à saída de lá a carrinha que já sentia com problemas na direção e travões dianteiros a uns dias começou a fazer um barulho ensurdecedor como se algo estivesse a arrastar, parei assim que sai do centro do bairro de ciganos e fui procurar o problema.

Calculei que fosse nas rodas da frente, portanto fui buscar o macaco e levantei ambas, a esquerda estava ótima, rolava bem e sem folgas, quanto a direita, estava com uma folga enorme com podem ver no vídeo no final da página, verifiquei os parafusos da roda, que estavam todos apertados, e vi que era por trás e já fora das minhas competências mecânicas, antes de chamar a assistência em viagem perguntei ao meu amigo Google se existiam oficinas perto.

Bulgária

Fui dar com um barracão numa antiga vacaria a cerca de 500 metros de onde parei onde trabalhava e vivia o Rumen Krivan ex piloto de rali profissional e agora mecânico por conta própria à beira da reforma uma pessoa vivida e fluente em Inglês, rapidamente desmontou a roda e confirmamos a suspeita de que o problema era o rolamento que estava completamente desfeito.

Peça encomendada para chegar na manhã seguinte, e a minha casa estacionada a porta da oficina onde passei a noite com direito a jantar e troca de licores com este novo amigo, e foi isto, passadas menos de 24 horas estava a caminho da Roménia com a carrinha reparada.

Foi esta a minha experiência na Bulgária, não é dos países mais seguros e como em todo o lado requer algumas cautelas, mas vale a pena dar uma volta por lá, antes de irem passem pelo site do “Turismo da Bulgária” para mais informações.

Fiquem com o vídeo de mais este país, a Bulgária nesta minha aventura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *