2 SEMANAS NO NORTE DE PORTUGAL

NORTE DE PORTUGAL Está a terminar o meu relato desta primeira viagem pela Europa de carrinha, caravana ou o que lhe queiram chamar, reentrei pelo norte de Portugal na fronteira de Valença do Minho, vou fazer este artigo apenas acerca do caminho entre Valença e o Porto, depois faço outro com os últimos dias desde o Porto até casa.

Como disse entrei em Valença bem a norte de Portugal, onde já tinha estado a alguns anos, a sensação de passar a ponte de Tui para Valença e saber que do outro lado era Portugal, ao fim de tantos quilómetros foi fantástica digam o que disserem o meu país é fantástico. Quanto a Valença, tem a sua imponente fortaleza e cidadela muralhada com vista para Espanha e para o Rio Minho vale a pena visitar.

NORTE DE PORTUGALSeguindo junto ao Rio Minho bem a norte de Portugal fiz uma paragem em Monção e Melgaço duas vilas históricas com uma parte antiga interessante para visitar nas margens do Rio Minho e ainda com vista para Espanha a caminho do Gerês, onde fiz apenas uma pequena paragem em Castro Laboreiro, mais uma vila com muita história para contar.

Não fiquei muito tempo pelo Gerês, decidi guardar a visita para uma próxima aventura e segui depois para Arcos de Valdevez, gostei tanto que acabei por ficar alguns dias aparentemente ao Domingo há festa espontânea e bailarico à beira rio como vão ver no vídeo que fiz , é uma vila antiga à beira rio, pequena mas super agradável e com uns belos trilhos nas margens do Rio Vez que me proporcionaram umas boas corridas, fiquei numa área autorizada de pernoita de Auto caravanas mesmo na margem do rio e perto do centro urbano.

NORTE DE PORTUGALSeguiu se depois nesta rota pelo norte de Portugal Ponte da Barca uma vila pequena com uma praia fluvial já no Rio Lima, uma ponte antiga fantástica e uma boa vida no centro da vila, seguindo o Rio Lima a próxima paragem era obviamente Ponte de Lima com a sua imponente ponte, esta já uma vila com outra dimensão fiquei num parque mesmo a beira do rio onde passei a noite, gostei bastante desta vila e espero voltar.

Seguiu se Viana do Castelo, esta sim já uma grande cidade portuária, capital da filigrana, uma cidade movimentada onde o Rio Lima encontra o Oceano Atlântico e guardada lá no alto pelo santuário de Santa Luzia e com uma zona histórica rica e com vida, é mais um ponto obrigatório de paragem antes de descer mais para sul.

NORTE DE PORTUGALA viagem rumo a casa pelo norte de Portugal continuou em direcção a Barcelos, esta pequena cidade tornada celebre pelo seu artesanato e pelo celebre “Galo de Barcelos” um dos símbolos de Portugal, o destino seguinte seria obrigatoriamente Braga para uma bela caminhada num dia de chuva, depois de percorrer o belo centro histórico decidi subir a pé para o Santuário do bom Jesus, Santuário do Sameiro e voltei a descer para a cidade assim se gasta um dia e se faz um bom exercício, dá gosto fazer turismo e manter a forma ao mesmo tempo, foi a primeira vez que fui a Braga não me arrependi e quero voltar também.

Seguiu-se Guimarães era o destino óbvio, foi a primeira capital de Portugal está repleta de história e pessoalmente tenho uma grande ligação a esta cidade e aos amigos que tenho lá, é um local a que gosto de ir sempre que posso.

NORTE DE PORTUGALPara terminar este artigo e porque não gosto de me alargar nos textos pois o objetivo é servirem de complemento para os vídeos e não um roteiro turístico completo, existem outros sites para isso, quanto a este artigo e porque os últimos as vezes são os primeiros vamos até à cidade do Porto, segunda maior cidade portuguesa, capital do norte de Portugal,  já muito se escreveu acerca deste local mítico e que está na moda, quem não visitou ainda está a perder uma das cidades mais bonitas e com mais historia de toda a Europa.

Caso estejam a preparar uma passagem por esta região recomendo uma passagem pelo site oficial do “Turismo do Norte de Portugal“.

Fiquem com o vídeo que fiz na minha viagem de carrinha  nesta zona norte de Portugal durante cerca de duas semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *